Não gostaria de deixar o assunto do nosso último post “Um website de sucesso prima pelo conteúdo pelo design?” por concluir. Por isso, esta semana, deixo um conjunto de dicas práticas a para atrair visitantes ao seu website e, ao mesmo tempo, agradar aos motores de busca.
Comece por fazer algumas perguntas sobre a experiência do usuário e que tipo de valor ele acrescenta ao seu negócio. O seu objetivo é realmente atrair visitantes ao seu website para que entrem em contacto com a sua empresa ou se inscrevam num evento que está a organizar ou numa newsletter ou vender os seus diretamente os seus produtos?
A ordem pela qual gostaria que navegassem no seu site também é importante. Pois é este fluxo de informação que coloca ao dispor dos usuários que define o caminho de compra dos seus produtos.
As suas respostas a este tipo de perguntas irão determinar de que forma os visitantes fluem no seu site e quanto tempo vão despender em cada conteúdo. Por isso, aqui vai a primeira dica: não os aborreça!
Nesta fase é tentador produzir conteúdos baseados em palavras chave que você acha que o seu público alvo vai procurar no Google. Não o faça! Por duas razões: os leitores vão achar o copy forçado e os motres de busca vão penaliza-lo por esse estilo de escrita.
Não faça palavras-chave, pois os leitores acharão esse tipo de cópia muito irritante e os motores de busca irão penalizá-lo por esse estilo de escrita.
Use linguagem concisa, fluída e abuse de títulos apelativos que descrevam realmente o conteúdo que apresenta.
É do conhecimento geral que a memória fotográfica é uma característica que a maioria das pessoas possui. Por isso uma boa forma de tornar as suas páginas mais atraentes ao mesmo tempo que contribui para que o visitante retenha a informação, é incluir imagens no meio do texto.
Melhor ainda, pode e deve usar essas imagens para guiar os utilizadores através do fluxo de informação que lhes quer transmitir, ajudando-os a tirar maior partido da experiência. Use imagens que chamem à ação, com indicações claras do caminho a seguir e não tenha medo a recorrer a botões tão óbvios como um simples “Clique Aqui”.
Certifique-se que o tamanho das imagens não compromete a velocidade de carregamento das páginas.
Não se esqueça de adicionar um título à sua imagem para que os bots de rastreamento do Google saibam o que esta contém. Os bots do Google não conseguem ver imagens, mas os títulos e as meta-tags com palavras-chave relativas ao seu conteúdo são a maneira de eles “verem” o que lá está.
Esta gestão cuidada das imagens que coloca no seu site atrai tanto visitantes quanto os motores de busca ecoloca-o em vantagem face à concorrência.
Já conseguiu atrair visitantes ao seu website. E agora? Neste ponto é fundamental reter o seguinte: as pessoas sabem exatamente aquilo que querem e quando aterrarem no seu site, deve proporcionar-lhes o que procuram tão rápido quanto possível. Não as obrigue a permanecerem muito tempo nas suas páginas nem as deixe sair com a necessidade de visitar os sites dos seus concorrentes.
Em termos práticos, se o seu site oferece o que o seu público alvo procura, a probabilidade de ele realizar uma ação é maior e, consequentemente, também a probabilidade de vir a tornar-se cliente.
Dica rápida: dê mais atenção às taxas de rejeição do que ao tempo de permanência nas páginas.
Já aqui falamos sobre a segurança dos sites, nomeadamente por que devemos usar o protocolo HTTPS.
Geralmente as pessoas avaliam a segurança como um dos fatores mais importantes ao visitar um site, sobretudo se estivermos a falar de sites que contenham páginas onde se deixem dados pessoais.
Ao usar um Certificado SSL para garantir a transferência de informações entre os clientes e o site, estará a fazer com que os visitantes se sintam mais seguros e assim aumentam a probabilidade de conversão.
No final, tudo se resume a isto: o seu site tem o que o seu público procura? Tem algo realmente valioso para atrair visitantes ao seu website e fazê-los ter vontade de permanecer lá?
Só o saberá se experimentar oferecer tudo o que tem: conteúdos, imagens, vídeos, artigos de blog, novos produtos, etc.
Mantenha toda a informação atualizada e melhore a cada dia os conteúdos que produz, a imagem e o desempenho do site. Isso aliado a à segurança, garantir-lhe-á um site de sucesso para visitantes e motores de busca.
Se ainda não encontrou o parceiro ideal para o ajudar nesta viagem, quer passe pela criação ou redesenho do site, ajuda com o SEO, implementação do Certificado SSL ou atualização consistente de conteúdos com vista à atração de leads, fale connosco.
Entre em contacto connosco para obter mais informações.