EO é o acrónimo de Search Engine Optimization, o que significa Otimização para os Motores de Busca. Não é mais do que aperfeiçoar o seu conteúdo para que este apareça nos resultados de pesquisa em determinadas palavras-chave, mais ou menos compostas.
Você apenas sabe que quando faz uma pesquisa num qualquer motor de busca (Google, Bing, Yahoo…) imediatamente é-lhe apresentada uma lista de resultados relacionados com a pesquisa que fez. Parece magia, não é?
Mas o que é que está por trás deste truque?
Os motores de busca têm algoritmos que rastreiam todo o conteúdo disponível na internet e compilam toda essa informação numa espécie de “índice”. É assim que a informação aparece, organizada, por ordem de relevância de acordo com as suas pesquisas.
O SEO tem a importância que cada um lhe quiser atribuir. Portanto, atrevo-me a devolver-lhe a pergunta (disfarçada): “Qual a importância que o seu site tem para o seu negócio?”
Se considera que o seu site é uma ferramenta de vendas, então o SEO é altamente importante.
Obviamente que nem todos conseguem aparecer na primeira página dos motores de busca. Nos lugares cimeiros aparecem apenas páginas que os algoritmos determinam serem relevantes para os termos pesquisados. Para isso é necessário que o conteúdo que lançamos seja realmente relevante e facilmente compreendido pelos motores de busca. De outra forma, nunca lhe será atribuído um ranking elevado, ou seja, nunca aparecerá na primeira página do Google, por exemplo.
Sabe-se que a maioria das pessoas não vai além da terceira página do Google e, dada a quantidade de informação disponível na internet atualmente, atrevo-me a dizer que mesmo os últimos resultados da primeira página já são muitas vezes ignorados. Os utilizadores fazem pesquisas cada vez mais refinadas e preferem aprofundar o tema e alterar a sua pesquisa a navegar mais à frente.
Por tudo isto é crucial estar bem posicionado nos resultados orgânicos dos motores de busca.
Construir um site otimizado para a web implica conhecer bem o seu público alvo e dar-lhe aquilo que ele deseja. Portanto, o segredo é construir um site para as pessoas. Ou seja, um site com bom conteúdo e design apelativo.
Os textos devem ser claros e focados no tema que quer abordar, devem ser usadas keywords relacionadas com o seu negócio e expressões que contenham essas keywords, as imagens devem ter títulos que descrevam realmente o seu conteúdo, etc.
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