Esta semana gostaria de deixar um conjunto de dicas para melhorar o SEO do seu website.
Antes de avançar, SEO não é mais do otimizar um site e aperfeiçoar o seu conteúdo para que este apareça nos resultados de pesquisa em determinadas palavras-chave, mais ou menos compostas. Quanto melhor o SEO, maior a probabilidade de aparecer nos lugares cimeiros nos motores de busca.
Para aprofundar o tema, leia este artigo e saiba em maior pormenor o que é o SEO.
Voltando ao tema que trago hoje, embora não haja dúvida de que o SEO é uma ferramenta de marketing digital fundamental para melhorar a performance do seu website, não existe nenhuma fórmula mágica. Cada caso é um caso e as variáveis que influenciam o SEO são infinitas.
Portanto, o que lhe quero apresentar são pequenas dicas para melhorar o SEO do seu website e atrair visitantes para o seu negócio online.
Os URL’s devem ser objetivos, curtos e transmitir através de palavras-chave a mensagem que a página contém.
Quando estamos interessados num determinado tema, gostamos de ler um texto fluído que nos permita aprofundar conhecimentos direcionando-nos para páginas mais completas. Como é que se faz isso? Através de Link Building, ou seja, criando links em pontos chave do texto onde o Anchor Text consiste numa palavra chave que descreva o conteúdo da página de destino e não algo genérico como “Saber mais…”. Desta forma, o Google compreende mais facilmente o conte´do da página e leitor mantém o interesse.
Não parta do princípio que o seu conteúdo é suficiente para satisfazer a curiosidade dos seus seguidores. Eles vão gostar de saber mais sobre o conteúdo da sua página. Além disso, estes links externos vão ajudar o Google a perceber o tópico sobre o qual escreve e a reconhecer o seu website como uma fonte de informação relevante e fiável.
Não adiante ter um título apelativo e depois o conteúdo da página não aprofundar realmente o tema nem usar palavras-chave relacionadas com o mesmo. Deve ter cuidado para não criar conteúdo para os motores de busca, mas depois de produzir os textos, averigue a possibilidade de o “arranjar” de forma a incluir algumas long tails relevantes.
Imagens e elementos gráficos tornam as suas páginas mais atrativas para o utilizador. No entanto, como o Google não interpreta este formato, convém que as mesmas tenham um título intuitivo que incluam palavras-chave. Estas também não devem ser demasiado pesadas, sob pena de aumentarem o tempo de carregamento das páginas.
O tempo de carregamento é um fator importante para o ranking, facto assumido pelo Google. Um alojamento rápido, bem como imagens e ficheiros comprimidos são fundamentais para melhorar a performance do seu website.
O título da página ou page title é o primeiro elemento visível numa pesquisa nos motores de busca. Portanto, este deve ser relevante e representar o conteúdo da página. Não deve exceder os 55 caracteres e deve conter a palavra-chave principal.
Um website responsive é meio caminho andado para melhorar o SEO do seu website. A adaptação do layout das páginas consoante o dispositivo do utilizador vai melhorar a sua experiência e diminuir a taxa de rejeição. Desta forma, o seu website será bem visto pelos motores de busca.
Deixe pistas claras de partilha do seu conteúdo nas redes sociais em todas as suas páginas. Desta forma, chegará a mais pessoas e construirá uma base sólida de link building.
Para melhorar o SEO do seu wesbite, inclua a palavra-chave principal que define para cada conteúdo nos primeiros 100 a 150 caracteres do seu texto.
Quer esteja a desenhar um novo website ou a pensar melhorar a performance do que já tem e melhorar o SEO, contacte-nos. Nós podemos ajudá-lo!
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