Desenvolvimento pessoal é uma área do conhecimento que visa a melhorar a qualidade de vida e a desenvolver as capacidades pessoais de cada pessoa, contribuindo para a construção do conhecimento humano e a realização de objectivos, sonhos e aspirações.

Desde simples objectivos como: jogar melhor cartas, emagrecer, fazer mais exercício, até a situações profissionais e financeiras.

O desenvolvimento pessoal pode incluir as seguintes atividades:

– Aumentar a autoconsciência;
– Aumentar o autoconhecimento;
– Melhorar ou desenvolver novas capacidades;
– Construção ou renovação da identidade ou autoestima;
– Desenvolvimento de pontos fortes;
– Diminuição ou superação dos pontos fracos;
– Melhorar o estilo ou qualidade de vida;
– Melhorar a saúde;
– Definir e executar planos de desenvolvimento pessoal (PDPs);
– Melhorar as habilidades sociais.
– Etc…

O Desenvolvimento pessoal também pode incluir o desenvolvimento de outras pessoas. Isso pode ocorrer através de papéis como os de professores ou mentores, seja através de uma competência pessoal (tais como as capacidades de determinados gestores em desenvolver o potencial dos empregados) ou através de um serviço profissional (como o fornecimento de formação, avaliação ou treinamento).

Além de melhorar a si mesmo e desenvolver outras pessoas, o desenvolvimento pessoal também é um campo de prática e pesquisa. Como um campo de prática, inclui métodos de desenvolvimento pessoal, programas de aprendizagem, avaliação de sistemas, ferramentas e técnicas. Como um campo de pesquisa, cada vez mais temas de desenvolvimento pessoal aparecem em revistas científicas, comentários em faculdades e livros relacionados a gestão.

Algumas pessoas são adversas a este tipo de situações confundindo tudo o coaching com desenvolvimento pessoal, há actualmente um “boom” neste sector o que é bom, mas há também muito lixo por aí, onde se confunde que o desenvolvimento pessoal é ser o melhor, ser o melhor no que faço, o melhor pai, ser o melhor empresário, ganhar mais, vencer e vencer, dar o meu máximo sempre, superar os teus máximos, ganhar mais e mais dinheiro etc e etc..

Pois bem, estamos aqui para descrever: o desenvolvimento pessoal não é nada disto, muitas destas formas de estar podem causar stress e levar ao “burn out”, esgotamentos e outros problemas graves de saúde, alguns deles irremediáveis.

Eu trabalhei numa empresa assim e acreditem, uma das melhores decisões da minha vida foi despedir-me.

Sei que é confusa a escolha e não o poderemos abordar apenas num artigo.

Entre em contacto connosco para obter mais informações.

Leave a Comment