O comum dos utilizadores ou mesmo os mais distraídos nem sequer reparam. Mas certamente que os mais atentos já se perguntaram qual a diferença entre uma ligação HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) e uma ligação HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure). E por que precisa de um agora?

O HTTP é um protocolo de comunicação que permite a troca de informação entre um computador e o servidor. De outra forma não conseguiríamos aceder às páginas de internet que tantas experiências maravilhosas nos proporcionam. Por seu lado, o HTTPS está munido de uma “camada extra” de proteção assegurada pelo certificado SSL (Secure Sockets Layers).

Em termos práticos, a não implementação deste certificado só é efetivamente um problema em páginas que exijam um registo e uma password ou, claro, numa loja online onde são partilhados dados bancários e outras informações relevantes.

Para ajudar os utilizadores a navegarem com maior segurança, a Google tem em curso um plano de penalização de páginas que exijam dados do utilizador e que não contenham o protocolo HTTPS.

Se ainda não está a usar este protocolo, aproveite o início de 2018 para o fazer, sobretudo se tem um negócio online ou informação valiosa para partilhar com os seus clientes via web que os obrigue a fazer um registo.

A transição é tão simples que nem vai notar!

Entre em contacto connosco para obter mais informações.

Leave a Comment